14.3.18

Stefan Zweig está a ser lido pelos dirigentes chineses




Em Agosto passado, ficou a saber-se que os dirigentes chineses, em vez de relerem Marx no quase segundo centenário do seu nascimento, estão absortos na leitura de «Momentos Decisivos da Humanidade», do austríaco Stefan Zweig.
Segundo o historiador Niall Ferguson*, a obra de Zweig está a ser recomendada a todos os membros do Politburo chinês por Wang Qishan, considerado o mais influente dirigente chinês a seguir ao presidente Xi Jinping.
Num período em que este está a ser designado pela palavra chinesa correspondente a «líder», e que até agora fora reservada a Mao Tsé-Tung, e nunca usada sequer em relação a Deng Xiaoping, é difícil saber quais os momentos decisivos da humanidade que terão impressionado a nomenclatura chinesa.
É difícil imaginar que possa ser a chegada inglória ao Pólo Sul pelo Capitão Scott, e muito menos a perseguição e o bárbaro assassinato de Cícero pelo imperador António.
Menos provável ainda é que o tenham inspirado o momento em que Händel compôs a Ressureição. É possível que tenha alguma coisa que ver com «a primeira palavra que atravessou o oceano» ou «o minuto mundial de Waterloo», mas o mais provável é que tenha sido o próprio conceito de momento decisivo, como aquele em que a China parece estar, hesitando entre tentar ser a maior potência global e consolidar apenas a sua influência na região e nas antigas Rotas da Seda.

«Momentos Decisivos da Humanidade» reúne alguns momentos decisivos da humanidade. São aqueles em que, nas palavras do próprio Zweig, «o drama reveste formas inauditas, imensas». 
Recorrendo a documentos históricos e preenchendo as lacunas com a imaginação, Zweig fala-nos do «Minuto Mundial de Waterloo», a 18 de junho de 1815, da «Elegia de Marienbad», que recorda Goethe a 5 de setembro de 1823, da luta do capitão Scott pela chegada ao Polo Sul, da «Conquista de Bizâncio», da Ressurreição de Händel, da «Primeira Palavra Que Atravessou o Oceano» e do que se passou em torno da perseguição e morte de Cícero.



Sem comentários:

Enviar um comentário