6.10.17

A chegar às livrarias: A Coragem do Desespero, de Slavoj Žižek (trad. de Miguel Serras Pereira)




Vivemos tempos conturbados, mas até as previsões mais pessimistas admitem que as coisas podem acabar por não correr completamente mal.
Slavoj Žižek considera que é precisamente quando a situação parece desesperada — e a luz ao fundo do túnel pode ser apenas a de um comboio que vem a toda a velocidade na nossa direção — que as mudanças são possíveis.
Žižek aborda temas como as migrações em massa, as tensões geopolíticas criadas pelo terrorismo, o islamismo, o incremento do populismo e o capitalismo autoritário chinês — todos eles exprimindo, em sua opinião, os impasses do capitalismo global.
O filósofo esloveno explora ainda as possibilidades que existem para uma mudança autêntica de que vê alguns sinais na sociedade atual. 
Aborda também de modo inovador as questões de sexualidade e os movimentos feministas, antirracistas e LGBT+.
Mas, em sua opinião, a questão essencial permanece: devemos considerar o capitalismo inerente à natureza humana ou terá antagonismos que impedem a sua reprodução infinita?

Muitas das posições de Žižek são controversas, como as que tomou sobre as recentes eleições norte-americanas. Mas destaca-se sempre a sua coragem filosófica em tomar posição sobre factos imediatos encarados à luz do que considera o legado emancipador europeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário