26.9.16

A chegar às livrarias: As Muitas Faces dos Anonymous, de Gabriella Coleman (trad. de João van Zeller)




 
Em 2010 Gabriela Coleman iniciou um trabalho de campo sobre os Anonymous, na época em que alguns dos seus membros se lançavam no mundo da política e do «hacktivismo» e antes de o movimento se tornar famoso pelo importante papel que desempenhou no processo WikiLeaks, na Primavera Árabe, no Occupy Wall Street e no movimento dos Indignados em Espanha. Acabou por se ligar de tal modo aos Anonymous que a sua complexa condição de investigadora, confidente e intérprete do movimento é um dos temas do livro.
A autora fala-nos de uma subcultura cujos protagonistas são muitas vezes pessoas complexas e politicamente sofisticadas. O livro examina também os principais episódios da história dos Anonymous, analisa aspetos pouco conhecidos da cultura da Internet e relata o destino, muitas vezes complicado, dos elementos mais relevantes do movimento.
Combina assim a originalidade da narrativa antropológica com o jornalismo de investigação e uma trama de romance policial, o que faz com que a autora seja hoje considerada a maior estudiosa mundial dos Anonymous.


«É de longe o melhor livro sobre os Anonymous.» [Julian Assange]

«Parece um romance de John Le Carré.» [Wired]

«A história definitiva dos Anonymous, pela autora que conhece “os seus mais ocultos e profundos segredos”.» [Huffington Post]

Sem comentários:

Enviar um comentário