17.9.15

No Centenário d'A Metamorfose, de Franz Kafka




O JL de 2 de Setembro publica um desenvolvido dossier sobre os 100 anos d’A Metamorfose, de Kafka, e a influência que a obra teve em escritores de várias gerações.
O dossier reúne artigos de G. Villas-Boas, Jorge Listopad, A. M. Pires Cabral, António Vieira e José Viale Moutinho. Integra também um artigo de Isabel Castro Silva, que traduziu para a Relógio D’Água A Metamorfose, uma antologia de Contos e os Diários de Kafka:

«Nas suas aulas sobre literatura, Nabokov sugere que, se Kafka soubesse mais de entomologia, Gregor teria percebido, dado o tipo de escaravelho que era, que tinha asas e poderia voar janela fora. É sempre bom relembrar aos alunos de literatura que têm asas e podem fazer bom uso delas — e os mais inteligentes não esquecerão que são também escaravelhos. Mas, no mundo de Kafka, a história de Gregor Samsa, metamorfoseada em literatura, é a própria janela — uma janela que circulou pelo mundo inteiro protegida apenas por duas capas, cativando leitor após leitor, e que, um século volvido, continua a abrir para um mundo tão vasto.»

Sem comentários:

Enviar um comentário