12.6.15

Rock de Knausgård anima festival em Nova Iorque



fotografia de Sarah Shatz

O romancista Karl Ove Knausgård e a sua banda, Lemen, animaram os escritores e editores reunidos no Festival Literário Norueguês e Americano, entre 20 e 22 de Maio. O concerto teve lugar num velho clube na margem do Hudson, em Nova Iorque.
De acordo com Andrea Aguilar, correspondente do El País em Nova Iorque, inúmeras pessoas aguardaram a abertura das portas no local do encontro. O romancista britânico Adam Thirlwell afirmava esperar «qualquer coisa de suave, não acredito que a sua música seja tão radical como a sua escrita».
Knausgård encarregou-se da bateria, o seu irmão Yngve da guitarra e um amigo de adolescência do baixo, a vocalista foi recrutada para a ocasião.
Apesar de nas suas obras a banda de Knausgård acumular fracassos, a música foi animando os participantes, embora uma delas comentasse que nas capas dos livros Knausgård parece um músico e por trás da bateria um escritor.
Segundo Andrea Aguilar, o entusiasmo pelo autor norueguês tem crescido nos EUA nos últimos três anos. «Com o seu porte imponente, olhar penetrante e cabelo desalinhado, o autor assumia o estatuto que ocupa no imaginário de muitos leitores», embora antes de começar o concerto Knausgård ter confessado estar aterrorizado.
Mas a surpresa da noite foi a banda Fun Stuff, de que o crítico literário James Wood é baterista.

Sem comentários:

Enviar um comentário