11.6.15

Nas livrarias e na Feira do Livro de Lisboa: Telex de Cuba, de Rachel Kushner





Rachel Kushner escreveu um romance erudito e ambicioso. A acção decorre na comunidade americana de Cuba, durante os anos que levaram à revolução de Fidel Castro — um lugar que se havia tornado um efémero paraíso para alguns. Telex de Cuba é o primeiro romance a contar a história dos americanos que foram expulsos da ilha em 1958.

«Telex de Cuba é um trabalho excepcional, com páginas carregadas de vida. Kushner analisa de forma exímia a sociedade da plantação da cana-de-açúcar e as forças revolucionárias que a derrubaram. Escrito sem embelezamentos desnecessários nem observações demasiado pessoais, demonstra a intenção da autora — retratar o mais fidedignamente possível as pessoas, sobre as quais Kushner escreve com rara inocência. É a inocência do verdadeiro observador, que se submete ao poder da história que conta.»
[Paula Fox, autora de The Coldest Winter]

«Enquanto retrato da Cuba nos anos 50, este romance é diferente de todos os outros do seu género. Enfaticamente americano no seu ponto de vista e na história que conta, Telex de Cuba dá-nos um vislumbre dos executivos americanos e das suas famílias que viviam em Cuba durante uma época crucial de mudança, oferecendo ao leitor material esclarecedor do que acontecia nas corporações e na actividade dos altos quadros do poder.»
[Oscar Hijuelos, autor de The Mambo Kings Play Songs of Love e A Simple Habana Melody]

Sem comentários:

Enviar um comentário