24.3.15

Dept. of Speculation, de Jenny Offill, finalista do Folio Prize e do Pen/Faulkner Award





Dept. of Speculation, de Jenny Offill, narra o casamento de uma escritora casada com um locutor de rádio através de mordazes e belos fragmentos de prosa, o que colocou a autora na lista dos finalistas do Folio Prize 2015, atribuído a Family Life, de Akhil Sharma.
Com este romance, a escritora está também nomeada para o Pen/Faulkner Award, ao lado de escritores como Atticus Lish, Jennifer Clement, Emily St. John Mandel e Jeffery Renard Allen, cujo vencedor será anunciado em Maio.
Dept. of Speculation foi considerado um dos 10 livros de 2014 pelo New York Times e será em breve publicado pela Relógio D’Água, com tradução de José Miguel Silva.


«Um romance terrivelmente difícil de catalogar, porque segue muitas direcções ao mesmo tempo, e brilha com diferentes cores emocionais. É um relato sofrido de um casamento em sofrimento, e também um poema em louvor de se ser casado. (…) Por vezes lembra os textos curtos de Lydia Davis… O breve livro de Offill afasta-se do esplendor óbvio… segue o pessoal, doméstico e local, um espaço interior atormentado. Concentra perspicazmente a sua matéria, com rara e dolorosa precisão.» [James Wood, The New Yorker]

Sem comentários:

Enviar um comentário