24.2.15

Roberto Saviano propõe Elena Ferrante para o Strega...


 


O escritor italiano Roberto Saviano publicou uma carta no jornal La Repubblica, pedindo a Elena Ferrante para se candidatar ao mais conhecido prémio italiano, o Strega:

«Cara Elena Ferrante, escrevo-te sem te conhecer pessoalmente, mas como leitor, e creio que é este o tipo de conhecimento que prefiro. Nunca senti curiosidade em saber o que se esconde atrás do teu nome, porque desde rapaz tenho as páginas que escreves à minha disposição. Isso chegava-me e chega-me ainda para acreditar que te conheço, para saber quem és. Uma pessoa próxima e familiar.
Trato-te por tu, não porque o ter também nascido em terras napolitanas me faça sentir familiar, mas porque pretendo ser directo como se fosse falar-te no meio de um jantar. Em resumo, para não me alongar, escrevo-te porque quero convidar-te a participar no prémio Strega, mesmo sabendo que não estarás presente e que não farás nada para promover L'amica geniale (A Amiga Genial).
Como autor sinto-me afortunado e partilho a tua indiferença pela lógica dos prémios literários, mas, como leitor, creio que a tua presença no Strega seria um modo de se conseguir finalmente aquilo por que há anos ansiamos: acabar com a lógica de repartição de influências, fazer de modo a que escritores de outras editoras possam aspirar ao pódio. (…)»

Sem comentários:

Enviar um comentário