11.3.13

Dalton Trevisan, «o grande prosador do Brasil»





No caderno LIV do jornal i de 9 de Março, Vanda Marques entrevista Alcir Pécora, um dos membros do júri do Prémio Camões, a propósito do vencedor em 2012: Dalton Trevisan, «o grande prosador do Brasil».



Sobre a importância de Dalton Trevisan na literatura brasileira, Alcir Pécora diz: «Desde os anos 60, Dalton fornece um dos modelos mais influentes e bem realizados do gênero do conto no Brasil. De sua geração, no gênero, apenas Rubem Fonseca o iguala como padrão de influência, mas com qualidade menos regular de realização. Também é uma literatura que conversa com outros gêneros literários, como a poesia e o haikai, e com linguagens de toda sorte, do comercial de TV à revista pornográfica», acrescentando que a obra de Dalton se distingue da dos seus contemporâneos pelo «apuro estilístico, aplicado com minúcia e obsessão de poeta construtivista; a capacidade de descrição e análise de tipos sórdidos; a emulação baixa de modelos literários altos; a emulação alta de linguagens baixas; a consistência do conjunto da obra; o menoscabo dos aparelhos promocionais.»

 

De Dalton Trevisan, a Relógio D’Água já publicou Cemitério de Elefantes, O Vampiro de Curitiba, Novelas nada Exemplares e o romance A Polaquinha. Ainda este mês sairá Guerra Conjugal e A Trombeta do Anjo Vingador chegará às livrarias em Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário