24.10.12

Ana Teresa Pereira vence Grande Prémio de Romance e Novela da APE 2011





A Associação Portuguesa de Escritores (APE) atribuiu hoje o Grande Prémio de Romance e Novela 2011 a Ana Teresa Pereira pela obra O Lago.

Ana Teresa Pereira, Maria Teresa Horta, Mário Cláudio, Nuno Júdice e Teolinda Gersão foram os cinco finalistas, das 103 candidaturas apresentadas (só uma vez este número foi ultrapassado). O júri foi constituído por Luísa Mellid-Franco, José Manuel Vasconcelos, Manuel Gusmão, Manuel Simões e Silvina Rodrigues Lopes, e presidido por José Correia Tavares.

O Grande Prémio de Romance e Novela distinguiu até agora 26 escritores.

 

Sobre O Lago, Manuel de Freitas escreveu no Atual, de 28 de Janeiro: «Aos que pudessem achar que a escrita da autora se estava a enredar de modo quase previsível nas suas próprias obsessões, O Lago vem provar que não é exatamente assim. O deserto cresce, confundindo-se com a neve, e a trama deste livro resume-se ao encontro entre um dramaturgo/autor e uma “dançarina ferida” que, ao tornar-se atriz e amante do primeiro, se coloca à mercê de um deus sinistro, alguém que só podia amar “um ser criado para ele” e que “não separa o palco da vida”.»


Ana Teresa Pereira é autora de uma vasta obra ficcional, desdobrada em romance, novela e conto. O policial, o western e o juvenil são géneros que tem regularmente frequentado (o seu primeiro livro, Matar a Imagem (1989), foi publicado ao vencer o Prémio Caminho Policial).

A sua obra está traduzida em castelhano e italiano. A mais recente tradução foi Si nos encontramos de nuevo, publicada no início deste ano pela editora espanhola Baile del Sol.

A obra de Ana Teresa Pereira foi elogiada por críticos como Eduardo Prado Coelho, António Guerreiro e Manuel de Freitas. Em 2005 recebeu o Prémio Pen Club Português de Ficção, por Se Nos Encontrarmos de Novo, e em 2007 o Prémio Máxima de Literatura por A Neve.

Várias teses de mestrado e doutoramento se têm ocupado da sua obra, com destaque para Além-sombras: Ana Teresa Pereira, de Duarte Pinheiro, ou Do escritor como predador: mistério e (re)visões na obra de Ana Teresa Pereira, de Patrícia Freitas.

Até final deste ano, a Relógio D’Água, que tem editado quase toda a obra da autora, publicará Num Lugar Solitário.

Sem comentários:

Enviar um comentário