29.8.12

A Relógio D'Água no sítio da Agenda Cultural de Lisboa




No sítio da Agenda Cultural de Lisboa, podem encontrar-se em destaque duas obras editadas pela Relógio D’Água: Contos, de Luigi Pirandello, e Os Pássaros Brancos e Outros Poemas, de W. B. Yeats.



«O teatro de Luigi Pirandello (1867/1936), Prémio Nobel de Literatura de 1934, questiona a identidade individual, dilui a distinção entre ator e personagem, teatro e realidade, forma e conteúdo e antecipa o teatro do absurdo de Ionesco, Beckett e outros. A sua obra dramática expõe a ideia paradoxal de que o ser humano só se revela verdadeiramente quando usa uma máscara ou adota um papel. Pirandello assinou o seu primeiro drama depois dos 40 anos. Anteriormente havia publicado vários contos e romances. O presente volume reúne uma seleção de 28 contos inseridos na colectânea Contos para um Ano, dado que planeava escrever 365. Estas pequenas narrativas plenas de humor dão uma nova perspetiva do autor que afirmou: “A realidade é um engano. Tudo são aparências.”»


«Os Pássaros Brancos e Outros Poemas apresenta 70 poemas escritos entre 1889, ano do segundo livro de poesia de Yeats (Nobel de Literatura em 1923) e o da sua morte, 1939. Sobre a poesia de Yeats, escreve Laureano Silveira, no prefácio à presente edição: “William Butler Yeats era, exclusivamente, um poeta que escreveu em sintonia com a dinâmica transformadora do seu tempo, mas por caminhos de incontestável originalidade, fundando um estilo dramático de enorme teor musical e conduzindo a poesia para uma zona iluminada de reflexão, onde os universos religioso, político, afectivo e filosófico surgem transfigurados pela magia da palavra, como simples elementos constituintes da perturbadora alquimia do ser.”» 

Sem comentários:

Enviar um comentário