23.5.12

Três livros, três filmes



Em Maio, estreiam em Portugal os filmes Cosmópolis (baseado no romance homónimo de Don DeLillo e realizado por David Cronenberg) e Pela Estrada Fora (inspirado na obra de Jack Kerouac e realizado pelo brasileiro Walter Salles).
Ainda sem data marcada, irá igualmente ser visto Apartamento em Atenas, um filme de Ruggero Dipaola, que parte do romance homónimo de Glenway Wescott.

 

A adaptação de Walter Salles do romance de Kerouac que serve de referência à Beat Generation está à altura de obras anteriores do realizador, como Central do Brasil, que recebeu o Urso de Ouro no Festival de Berlim em 1998. O filme tem interpretações de Sam Riley, Kristen Stewart e Garrett Hedlund, e estreia prevista em Portugal a 31 de Maio.
O livro foi publicado pela Relógio D’Água em 1998 com tradução de Armanda Rodrigues e Margarida Vale de Gato. Mais recentemente, a Relógio D’Água publicou Pela Estrada Fora — O Rolo Original, com tradução de Margarida Vale de Gato.
Em entrevista concedida à Le Nouvel Observateur, Walter Salles afirma que «On the Road é um amor de juventude. Li-o pela primeira vez aos dezoito anos. Fiquei impressionado com essas personagens que viviam à flor da pele, procurando formas diferentes de liberdade, para quem o sexo e as drogas eram maneiras de ampliar a sua percepção do mundo.»
Houve já várias tentativas não concretizadas de levar ao cinema Pela Estrada Fora. Salles pôde mesmo ler os argumentos já preparados por Coppola, por Barry Gifford e Russell Banks.


Cosmópolis é interpretado por Robert Pattinson, Paul Giamatti e Samantha Morton. A propósito do filme, o realizador David Cronenberg considera que «o tema de DeLillo é a ruína do futuro», um mundo devastado e gangrenado pela finança e percorrido pelos mais diversos motins». A maior parte do filme passa-se numa limusina em que o jovem milionário Eric Packer, que deseja cortar o cabelo, constata que Nova Iorque está em ebulição com a bolsa em crash e o caos um pouco por todo o lado.
O filme estreia a 31 de Maio. O romance foi publicado pela Relógio D’Água em 2003 e tem tradução de Paulo Faria.


Apartamento em Atenas, baseado na obra homónima de Glenway Wescott (autor de O Falcão Peregrino), convoca os fantasmas para a actualidade, pois trata da ocupação da Grécia pelos Alemães na Segunda Guerra Mundial.
Num apartamento de Atenas, instala-se um oficial alemão que desenvolve relações de dominação sobre a família grega que nele continua a viver. O filme tem interpretação de Laura Morante, Richard Sammel e Gerasimos Skiadaressis. O romance foi publicado pela Relógio D’Água em 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário