26.10.11

Novidades



Georges Duroy, de alcunha Bel-Ami, é um homem jovem e de belo físico. Um encontro ocasional mostra-lhe o caminho da ascensão social. Apesar da sua vulgaridade e ignorância, consegue integrar a alta sociedade apoiando-se nas amantes e no jornalismo.
Cinco mulheres vão sucessivamente iniciá-lo nos mistérios da profissão, nos segredos da vida mundana e assegurar-lhe o êxito ambicionado. Nesta sociedade parisiense, em plena expansão capitalista e colonial, a Imprensa, a política e a finança estão estreitamente ligadas. E as mulheres educam, aconselham e manobram na sombra.
Mas, por trás das combinações políticas e financeiras e do erotismo interesseiro, está a angústia que até um homem como Bel-Ami transporta consigo.
Bel-Ami é um dos romances mais vezes transposto para o cinema.
Em 2011 os realizadores Declan Donnellan e Nick Ormerod rodaram um novo filme, com os actores Robert Pattinson (no papel de Georges Duroy), Uma Thurman (Madeleine Forestier), Kristin Scott Thomas (Virginie) e Christina Ricci (Clotilde).

 

Lord Copper, magnata e proprietário do Daily Beast¸ orgulha-se do seu talento para descobrir jornalistas de qualidade, o que não quer dizer que não cometa um ou outro erro. Num jantar com Mrs Algernon Stitch, fica convencido de ter encontrado o repórter perfeito para cobrir uma pequena guerra em África. Enviado Especial é uma sátira sobre Fleet Street e a busca incessante de notícias, e uma das melhores comédias escritas por Waugh.


Encontro em Samarra apresenta-nos, em ritmo acelerado e com humor negro, a rápida ascensão e declínio de Julian English. Em 1930, English pertencia à elite social da sua terra natal. Mas, quando decide lançar um cocktail à cara de um poderoso parceiro de negócios, a sua vida começa a percorrer uma espiral descontrolada — arrastando o seu casamento pelo caminho.
Um clássico da literatura norte-americana.

Sem comentários:

Enviar um comentário